A ala líbia do Estado Islâmico (Daech) na Líbia tomou o controlo da cidade de Ben Jawad, no leste líbio, na sequência da sua última ofensiva na província do Crescente Petrolífero, tornando-se na quarta cidade líbia sob o domínio do grupo extremista.
Combatentes do Estado Islâmico conduziram os seus veículos de maneira estrondosa nas ruas da cidade costeira de Ben Jawad, gritando “Allah Akbar” (Deus é grande), relatou o jornal britânico Daily Mail, citando residentes locais.
A organização anunciou a tomada de controlo da cidade estratégica de Ben Jawad, porta do triângulo petrolífero na Líbia, após um vasto ataque perpetrado alegadamente por esta organização contra localidades produtoras de petróleo no país.
O Estado Islâmico publicou então um comunicado nas redes sociais no qual afirma ter tomado o controlo da cidade portuária de Bani Jawad, próximo dos portos petrolíferos de Ras-Lanouf e de al-Sidra, os mais importantes na Líbia.
O jornal britânico notou que vários cidadãos fugiram de Beni Jawad receando a fúria dos elementos da organização, garantindo que o Estado Islâmico mobilizou um grande número de pessoas no estádio da cidade. Com estes actos, a Daech pretende controlar as instalações petrolíferas na Líbia e alargar as suas zonas de controlo aproveitando das diferenças políticas entre as forças do país.