A Polícia da República de Moçambique (PRM) deteve em todo o território nacional, 123 indivíduos indiciados por diversos crimes, no período compreendido entre 31 de Dezembro último a 6 de Janeiro corrente.
Um comunicado de imprensa do Comando Geral da Polícia, recebido pela AIM, destaca que dos indiciados 64 foram detidos por crimes contra propriedade, 49 contra pessoas e 10 contra a ordem, segurança e tranquilidade públicas.
Sobre a ocorrência de casos de natureza criminal a PRM destaca que, durante o período em análise, foram registados 143 casos contra 185 de igual período de 2012, o que revela uma redução significativa.
“Dos 143 casos criminais registados, 115 foram esclarecidos o correspondente a 80 por cento de resposta policial”, refere o comunicado.
Durante o mesmo período, também foram detidos 986 violadores de fronteira, sendo 620 moçambicanos, a maioria dos quais na fronteira com a vizinha Africa do Sul, 183 malawianos, 142 zimbabweanos, 38 tanzanianos, três zambianos e 38 tanzanianos.
O documento revela ainda que foram capturados 95 imigrantes ilegais dos quais, 65 somalis, 24 etíopes, quatro congoleses e dois gambianos.
Neste mesmo âmbito, foram repatriados, da Republica da Africa do Sul, 150 cidadãos moçambicanos dos quais 134 homens e 16 mulheres que após triagem seguiram seus destinos.
No prosseguimento das sua operações, a policia apreendeu três viaturas, duas das quais abandonadas por indivíduos desconhecidos e a terceira viatura, que havia sido roubada na Africa do Sul, foi captura no posto de Salamanga, nas mãos do cidadão português L. Marques.
A polícia deteve em diferentes partes do território nacional cinco indivíduos indiciados de porte ilegal de armas de fogo.