Alfredo Victória Mabote, de 14 anos de idade, desapareceu da casa dos pais, na manhã de domingo (02), no bairro de Maxaquene “A”, na cidade de Maputo, e foi encontrado por um suposto desconhecido na África do Sul e em circunstâncias ainda não esclarecidas.
Nesta segunda-feira (03), o presumível desconhecido telefonou para Victoria Felismina Manhique, mãe do rapaz, a informar que Alfredo Mabote estava na África do Sul, em boa saúde e foi encontrado algures à beira da estrada Witbank.
Numa conversa breve ao telefone, a senhora que conseguiu reconhecer o filho pela voz mas não descortinou em que circunstância ele foi parar naquele país. Victória Manhique contactou a Polícia da 12ª esquadra mas o atendimento foi péssimo na medida em que os agentes da Lei e Ordem aconselharam-na a recorrer a meios próprios para localizar o filho.
Alfredo Mabote desapareceu quando a progenitora estava na Africa do Sul a tratar de negócios. Desesperada, a senhora recorreu ao Gabinete de Atendimento da Mulher e Criança Vítimas de Violência Doméstica, onde com a ajuda da Polícia falou novamente com o filho.
Alfredo disse que está bem de saúde e reafirmou que não sabia em circunstâncias foi parar naquele país. A pessoa com quem está disse que pretende entregar o miúdo à família mas não sabe como, por isso, a mãe terá de ir buscá-lo.