Uma criança de seis anos de idade, identificada por Leniana Rosário, residente no bairro de Muatala, arredores da cidade de Nampula, província com o mesmo nome, Norte de Moçambique, foi, esta quarta-feira (30), atingida por uma bala perdida disparada da arma de um membro da Polícia da República de Moçambique (PRM).
O incidente acorreu por volta das 20 horas, quando um grupo de agentes da PRM, afectos ao Posto Policial de Muatala, perseguiam um grupo de supostos ladrões, que na noite desta terça-feira (29) arrombaram uma barraca algures na zona de Muatala-Expansão, de onde saquearam electrodomésticos, produtos alimentares e bebidas alcoólicas.
Dados em poder do @Verdade indicam que a menor teria ido ao mercado 25 de Junho na companhia de uma prima da mesma idade, onde iam comprar pão para o jantar. No meio do trajecto foram surpreendidas por um tiroteio da polícia e na tentativa de fugir Leniana Rosário acabou sendo atingida na parte do ombro.
A família da vítima referiu que mesmo ferida, a menina conseguiu correr até à casa onde foi encontrada estatelada no chão. Antes ser socorrida no Hospital Central de Nampula (HCN), foi levada ao posto policial mas os agentes recusaram assumir as responsabilidades.
Mais tarde, quando os familiares e a multidão que foi viver o caso de perto cercaram a viatura da corporação, a Polícia reconsiderou a sua posição, segundo as palavras de Hélder Reis, tio da menor.
Ele acrescentou que por causa da atitude da Polícia, Leniana Rosário deu entrada no HCN na madrugada desta quinta-feira (31).
Inácio Dina, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, garantiu-nos que a criança recebeu assistência médica e está fora de perigo. Em relação aos meliantes, informou que foram detidos e uma parte dos bens roubados foi recuperada.