Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criados cerca de 20 mil novos postos de trabalho em Sofala

A província central de Sofala conseguiu superar, durante o ano de 2011, a meta de criar 19.722 novos postos de trabalho contra os 11 mil planificados, feito que representa, quase o dobro do previsto.

Carvalho Muária, governador provincial, que falava na hora do balanço dos feitos do Executivo em 2011, destacou que, no mesmo período, 7.433 cidadãos foram formados em diversas especialidades, permitindo que a meta de formação também se situasse acima do planificado em mais seis mil.

“Isso contenta-nos, porque o número de pessoas que se formam está a aumentar”, disse o governador citado pelo “Diário de Moçambique”, Jornal editado na cidade portuária da Beira, província de Safala.

O governante, que não especificou os números, disse que o Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD) foi o que mais contribuiu tanto para a criação de postos de trabalho quanto a geração da renda e produção de alimentos, fundamentais para o combate a pobreza.

“‘Notamos com agrado que o FDD está a dinamizar a vida das famílias e comunidades rurais o que constitui importante atractivo para a permanência de pessoas no meio rural e incentivo para o empreendedorismo”, realçou Muária.

As moageiras, os produtos de primeira necessidade como sal, açúcar, sabão e arroz, entre outros, estão cada vez mais próximos do cidadão, como resultado da aplicação do FDD, tendo o Muária, destacado o valor e o impacto que a iniciativa está a trazer para as comunidades.

O governador frisou que os resultados do FDD são visíveis em toda a província, facto que ele próprio e os membros do seu Executivo têm verificado quando efectuam as visitas de trabalho aos distritos.

Muária apontou como exemplos elucidativos da evolução os feitos nos distritos de Marínguè, onde já existem mais meios de transporte para as comunidades e em Muanza que já conta com instalações para a acomodação, para além do aumento do numero de moageiras em toda a província.

A fonte disse ter constatado com agrado que em 2011 foram registadas melhorias no que tange ao reembolso dos “sete milhões”, apesar de não ter precisados números exactos, mas a devolução já pode atingir mais de cinco milhões de meticais.

Desde 2007 a esta parte foram disponibilizados mais de 400 milhões de meticais para o financiamento de diversos projectos e o desafio é continuar a fiscalizar a implementação dos projectos.

No que tange à aplicação financeira e técnica, o governo provincial está dotar os Conselhos Consultivos Distritais de subsídios técnicos que lhes habilitam a fazer avaliação crítica não só dos projectos que aprovam, mas também doutras actividades ligadas à vida socioeconómica dos seus distritos.

A província de Sofala possui 1.857.611 habitantes dos quais 1.167.197 vivem nas zonas rurais e os restantes 690.414 nos centros urbanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts