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Cresce procura de serviços públicos em Moçambique

As instituições públicas moçambicanas receberam, no primeiro semestre deste ano, 1.045.215 petições entre reclamações, sugestões, denúncias, queixas, exposições e requerimentos, segundo deu a conhecer a ministra da Função Pública, Vitória Diogo.

Deste número, 952.405, o equivalente a 91 porcento, foi concluída sua tramitação, enquanto os restantes são ainda processos em andamento. A ministra, que falava no briefing após o Conselho de Ministro, disse que em termos comparativos com os dados do segundo semestre do ano passado, houve uma subida de seis porcento do número de casos.

Essa subida revela, segundo a ministra, uma maior procura dos serviços das instituições públicas por parte dos cidadãos. Das diferentes petições, os requerimentos estiveram em maior número, seguidos de queixas e as reclamações.

Em termos de instituições, o Ministério do Interior é que registou mais petições, em seguida o do Trabalho e por fim o Ministério das Finanças.

A cidade de Maputo lidera o número de casos em termos de províncias, seguido das províncias de Maputo e Tete, respectivamente. A ministra disse ainda que a capacidade de resposta a essas petições registou também um crescimento na ordem de seis porcentos. Ou seja, passou-se de 85 porcento no ano passado para 91 porcento em 2013.

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