Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Crédito malparado cresce 2,6% em Moçambique

O crédito malparado incrementou em Dezembro de 2011 para 2,6%, superando a cifra de Dezembro de 2010, segundo o Banco de Moçambique (BM), sem, no entanto, especificá-la.

Realça o banco central moçambicano que os indicadores de estabilidade e solidez do sistema fi nanceiro mantiveram-se “satisfatórios”, no período em análise, apesar do aumento da taxa do crédito malparado.

O rácio de solvabilidade cresceu, em 2011, para 17,1%, contra os 14,4% de Dezembro de 2010, portanto, acima dos mínimos recomendados por Basileia I, “o que atesta a resistência do sistema bancário nacional aos choques adversos”, destaca o BM.

Refira-se, entretanto, que o Acordo de Basileia I foi firmado em 1988, na Suíça, e ratificado por mais de 100 países e tem como objectivo criar exigências mínimas de capital que devem ser respeitadas pelos bancos comerciais, como precaução contra o risco de crédito.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!