Após várias semanas de estabilidade a taxa de positividade diária voltou a subir nesta quarta-feira(01), quadruplicaram as novas infecções na Cidade de Maputo e novos surtos eclodiram nas províncias de Gaza, Tete e Cabo Delgado. O @Verdade apurou que o caso suspeito da variante Ómicron na Cidade de Inhambane data de há 2 semanas atrás.
A taxa de positividade diária em Moçambique subiu para 2,86 por cento com o número de casos activos a voltar a ultrapassar a centena de indivíduos no seguimento da identificação de 46 indivíduos infectados pelo SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 42 moçambique, elevando para 151.594 o cumulativo de casos positivos registados desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que na Cidade de Maputo foram detectados de 24 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, três no Distrito Municipal de Kamavota, dois no Distrito Municipal de Kamaxaqueni e um no Distrito Municipal de Kanlhamanculo.
Pela Província de Gaza eclodiram surtos com dois novos infectados no Distrito de Mabalane, um no Município do Chibuto e um no Município do Chókwè.
Na Província de Cabo Delgado foram diagnosticados dois novos infectados no Município de Chiúre e um na Cidade de Pemba.
Foram ainda identificados: três novos infectados na Cidade de Tete, um na Cidade de Quelimane, um na Cidade da Matola e um no Distrito de Marracuene.
“Este primeiro dia do mês de Dezembro fica também marcado pela não notificação de nenhuma alta hospitalar e o internamento de três pacientes infectados pelo novo coronavírus” assinala o Ministério da Saúde no seu Boletim Epidemiológico que indica terem subido para sete os doentes internados nos covidários da Cidade de Maputo.