Pela primeira vez desde o passado dia 21 de Junho o Ministério da Saúde(MISAU) não registou nenhuma vítima mortal da pandemia respiratória em Moçambique. Entretanto novos surtos da covid-19 eclodiram pelas províncias de Nampula, Gaza, Zambézia e Cabo Delgado.
Ascendeu a 149.088 o cumulativo de casos positivos registados no país com a identificação de 187 novos indivíduos positivos para o SARS-CoV-2, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 179 moçambicanos.
O @Verdade apurou que na Província de Nampula aumentaram para 1.587 os casos activos com um novo infectado no Distrito de Rapale, um no Distrito de Ribáue, dois no Distrito de Eráti, dois no Distrito de Monapo, três no Município de Nacala-Porto, três no Município de Malema, quatro no Distrito de Murrupula, sete no Distrito de Moma e 24 na Cidade de Nampula.
Pela Província de Cabo Delgado eclodiram surtos com dois novos infectados no Distrito de Mecúfi, três no Distrito de Chiúre, quatro no Distrito de Namuno e 16 na Cidade de Pemba.
Na Província da Zambézia foram diagnosticados um novo infectado no Distrito de Mulevala, um no Distrito de Inhassunge, dois no Município de Alto Molócue, dois no Distrito de Mopeia, três no Distrito de Chinde, três no Município de Mocuba, quatro no Distrito de Molumbo e seis na Cidade de Quelimane.
Pela Província do Niassa foram detectados um novo infectado no Distrito de Mecula, um na Cidade de Lichinga, um no Distrito de Mandimba, cinco no Distrito de Muembe e 13 no Distrito de Nipepe.
Outros surtos eclodiram com 26 novos infectados na Cidade de Xai-Xai, 18 na Cidade de Maputo, seis no Município da Maxixe, quatro no Município de Vilankulo, quatro no Município da Massinga, três na Cidade da Beira, dois na Cidade de Chimoio, dois no Distrito de Matutuíne, um na Cidade de Inhambane, um no Distrito de Mossurize, um na Cidade de Tete, um no Distrito de Panda, um no Distrito de Homoíne, um no Distrito de Mutarara e um na Cidade da Matola.
O Boletim Epidemiológico do MISAU indica ainda que continuam internados nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares 78 doentes no seguimento de sete novos internamentos e de sete altas hospitalares.