Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Publicidade

Covid-19: novos surtos pela Província de Nampula e na Cidade de Maputo. Mais uma moçambicana morre devido a pandemia

coronavirus2203-beningna

Um ano depois da identificação do primeiro cidadão com covid-19 em Moçambique são testados cada vez menos casos suspeitos e, nesta segunda-feira (22), o Ministério da Saúde (MISAU) diagnosticou, primeira vez em 2021, menos de uma centena de novos doentes. Contudo a pandemia fez mais uma vítima mortal e novos surtos eclodiram pela Província de Nampula e na Cidade de Maputo.

A Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública, Dra. Maria Benigna Matsinhe, assinalou em conferência de imprensa “que passa hoje um ano depois que foi diagnosticado o primeiro caso do novo coronavírus no país” no entanto a pandemia não está terminada: “hoje iniciamos uma nova etapa na batalha que travamos contra a covid-19. O início do ano lectivo, após um ano de encerramento das escolas para as aulas presenciais, é das acções mais importantes que o nosso país toma”.

Entretanto, testando apenas 898 casos suspeitos, foram identificados 94 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – entre eles 90 moçambicanos e quatro estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que aumentaram para 66.306 o cumulativo de casos positivos registados de 22 de Março de 2020.

“Esta é a primeira vez o país diagnostica abaixo de 100 novos casos diários da covid-19, desde 29 de Dezembro de 2020, quando houve registo de 62 casos positivos em 977 amostras”, destacou a Dra. Maria Benigna Matsinhe sem referir que não houve testagem nas províncias da Zambézia, Manica, Niassa e Maputo.

O @Verdade descortinou que apesar da desaceleração da pandemia novos surtos eclodiram pela Província de Nampula onde foram detectados 27 novos infectados na Cidade de Nampula, três no Município de Nacala-Porto, um no Distrito de Nacala-à-Velha e outro no Distrito de Eráti.

Pela Cidade de Maputo foram diagnosticados 13 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 13 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, três no Distrito Municipal de Kamaxakeni e um no Distrito Municipal de Kamavota.

Outros surtos foram identificados com 15 novos infectados na Cidade do Xai-Xai, seis pela Província de Cabo Delgado, seis na Cidade da Beira, quatro pela Província de Maputo e um na Cidade de Inhambane.

Nos covidários subiram para 125 os pacientes internados após o registo, nas últimas 24 horas, de nove novos internamentos e 11 altas hospitalares.

O MISAU actualizou para 747 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia respiratória após a notificação de mais um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Cidade de Maputo. “Trata-se de um paciente do sexo feminino, nacionalidade moçambicana, de 71 anos idade e cujo óbito foi declarado no dia 21/03/2021”.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!