Depois de 3 dias de interregno a pandemia respiratória voltou causar óbito em Moçambique. Nesta terça-feira(26) novos surtos da covid-19 eclodiram na Cidade de Maputo e nas províncias de Inhambane, Niassa e Cabo Delgado.
O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 1.929 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia no país após a notificação de um óbito em paciente infectado pelo novo coronavírus na Província de Inhambane.
“Trata-se de um paciente do sexo masculino, nacionalidade moçambicana e de 52 anos de idade, cujo óbito foi declarado no dia 24/10/2021”, indica o Boletim Epidemiológico do MISAU que refere terem reduzido para oito os doentes nos covidários no seguimento de duas altas hospitalares e de nenhum novo internamento.
Entretanto 17 indivíduos testaram positivo para o SARS-Cov-2, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 12 moçambicanos, elevando para 151.243 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020.
O @Verdade apurou que na Cidade de Maputo foram detectados três novos infectados no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, dois no Distrito Municipal de KamPfumo e um no Distrito Municipal de Kamubukwana dois.
Pela Província de Inhambane foram diagnosticados dois novos infectados na Cidade de Inhamabene, um no Distrito de Inhassoro e um no Distrito de Govuro.
Outros surtos eclodiram com dois novos infectados no Distrito de Maua, dois na Cidade de Pemba, um na Cidade de Nampula, um na Cidade de Quelimane e um na Cidade do Chimoio.