Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Publicidade

Covid-19: novos surtos em Maputo e nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Tete, Zambézia e Niassa. Pandemia um jovem e sete idosos em Moçambique

coronavirus0507-marlene

Em dia de pouca testagem novos surtos da covid-19 foram diagnosticados na Cidade e Província de Maputo e nas províncias de Gaza, Inhambane, Manica, Tete, Zambézia e Niassa. A pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus matou mais um jovem e sete idosos em Moçambique e apesar da disponibilidade de camas nos covidários a Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Rosa Marlene, recordou como “proceder perante um caso positivo que esteja a cumprir o isolamento domiciliário”

Embora os covidários existentes em Moçambique tenham 1.316 camas, das quais apenas 242 estão ocupadas, a Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Rosa Marlene, começou a conferencia de imprensa desta segunda-feira(05) alertando: “Com o aumento de novos casos da covid-19 nas últimas semanas há necessidade de orientar sobre como os membros do agregado familiar devem proceder perante um caso positivo da covid-19 que esteja a cumprir o isolamento domiciliário”.

Após discorrer sobre as conhecidas medidas de isolamento domiciliário a Dra. Rosa Marlene, actualizou para 80.888 o cumulativo de casos positivos registados em Moçambique, desde Março de 2020, após 737 indivíduos terem testado positivo para o SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, todos em resultado de transmissões locais, entre eles 723 moçambicanos.

O @ Verdade apurou aumentaram para 3.881 os casos activos na Cidade de Maputo com a detecção de 14 novos infectados no Distrito Municipal de Kamavota, 24 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, 42 no Distrito Municipal de Kamubukwana, 58 no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, e 212 no Distrito Municipal de KamPfumo.

A Província de Maputo voltou a ter o segundo maior número de casos activos, 1.161, com a identificação de um novo infectado Município de Boane, dois no Município da Manhiça, 32 na Cidade da Matola e 90 no Distrito de Marracuene.

Pela Província de Inhambane foram diagnosticados um novo infectado no Distrito de Panda, dois no Distrito de Zavala, dois no Distrito de Inhassoro, cinco no Município da Massinga, seis no Distrito de Jangamo, seis no Distrito de Morrumbene, sete no Distrito de Inharrime, oito no Distrito de Homoíne, oito no Distrito de Govuro, nove na Cidade de Inhambane e 12 no Município da Maxixe.

Na Província de Gaza foram detectados um novo caso no Distrito de Guijá, dois no Distrito de Chigubo, quatro no Município do Chibuto, quatro no Município de Mandlakazi, cindo no Distrito do Limpopo, sete no Município do Chókwè e 24 na Cidade de Xai-Xai.

Novos surtos eclodiram pela Província do Niassa com um novo infectado no Distrito de Mecanhelas, dois no Distrito de Chimbonila, dois no Distrito de Muembe, dois no Distrito de Sanga, sete no Distrito de Mandimba e 12 na Cidade de Lichinga.

Com testagem residual da véspera foram identificados na Província de Tete quatro novos infectados no Distrito de Chifunde, cinco no Distrito de Zumbo e oito na Cidade de Tete.

Pela Província da Zambézia eclodiram surtos com um novo infectado no Município de Alto Molócuè, um no Município da Maganja da Costa, um no Município de Mocuba, um no Distrito de Mocubela, dois na Cidade de Quelimane e dez no Distrito de Mopeia.

A Província de Manica chegou aos 472 casos activos com mais uma explosão de infectados na Cidade do Chimoio onde foram diagnosticados 80 novos infectados. Outros surtos eclodiram com sete novos infectados na Cidade da Beira e três na Cidade de Nampula.

A Dra. Rosa Marlene reviu para 912 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia com a notificação de mais oito óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, cinco na Cidade de Maputo, um na Província de Gaza, um na Província de Sofala e um na Província de Tete.

A fonte precisou que cinco dos óbitos são do sexo masculino(com 24, 52, 52, 55 e 63 anos de idade) e três do sexo feminino(com 65, 70 81 anos de idade), todos de nacionalidade moçambicana sendo que dois óbitos foram declarados no dia 3/07/2021, quatro foram declarados no dia 4/07/2021 e dois foram declarados no dia 5/07/2021.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!