Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Covid-19: morrem mais cinco moçambicanos. Testando menos reduzem casos positivos mas eclodem novos surtos nas províncias de Nampula e Sofala

coronavirus2903-nacional

Moçambique registou nesta segunda-feira (29) o menor número de doentes internados nos covidários desde o início da 2ª vaga da pandemia respiratória causada pelo novo coronavírus, no entanto mais cinco moçambicanos perderam a vida. Testando muito abaixo da capacidade existente reduziram para menos de uma centena os novos casos positivos, porém eclodiram novos surtos da covid-19 pelas províncias e Nampula e de Sofala com óbitos.

O Ministério da Saúde (MISAU) actualizou para 769 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia que surgiu na China em 2019 após a notificação de dois óbitos em pacientes infectado pelo novo coronavírus na Província de Nampula, um na Cidade de Maputo, outro na Província de Maputo e um outro na Província de Inhambane.

As vítimas eram “três pacientes do sexo masculino e dois pacientes do sexo feminino, todos de nacionalidade moçambicana e cujas idades variam entre 39 e 76 anos. Destes, um óbito foi declarado no dia 25/03/2021, um óbito foi declarado no dia 26/03/202 e três óbitos foram declarados no dia 28/03/202”, detalha o Boletim Epidemiológico do MISAU.

Devido a mais estes óbitos, a duas altas hospitalares e a apenas um novo internamento baixaram para 99 os doentes actualmente nos Centros de Internamento de covid-19 e em outras Unidades Hospitalares. É o número mais baixo registado em Moçambique desde 7 de Janeiro, quando a 2ª vaga da pandemia começou a explodir.

Entretanto, testando menos de metade da capacidade instalada diária, 971 casos suspeitos, foram identificados nas últimas 24 horas 95 novos infectados pelo SARS-CoV-2 – entre eles 92 moçambicanos e dois estrangeiros -, todos em resultado de transmissões locais que elevaram para 67.292 o total de casos positivos registados em Moçambique desde Março de 2020.

O @Verdade apurou que novos surtos eclodiram na Província de Nampula com a detecção de 19 novos infectados na Cidade de Nampula, três no Município de Nacala-Porto, dois no Distrito de Memba e um no Distrito de Nacala-à-Velha.

Outros surtos foram diagnosticados pela Província de Sofala com 19 novos infectados na Cidade da Beira e um no Distrito de Nhamatanda.

Também foram identificados novos doentes na Área Metropolitana do Grande Maputo com 21 infectados na Cidade de Maputo, quatro na Cidade da Matola, dois no Município de Boane e dois no Distrito de Marracuene.

Foram ainda notificados seis novos infectados pela Província do Niassa, seis pela Província de Inhambane, quatro pela Província de Gaza, três na Cidade de Pemba, um na Cidade de Tete e outro no Município da Namaacha.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!