Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Publicidade

Covid-19: jovem, adulta e idosos morrem na Cidade de Maputo, Moçambique regista 2º maior pico de infecções em 24 horas

coronavirus1301-polana-canico-medicos-conferencia

Mais um jovem, uma adulta e dois idosos não resistiram ao novo coronavírus na Cidade de Maputo. Nesta quarta-feira (13) Moçambique ultrapassou os 23 mil casos positivos da pandemia respiratória, que surgiu na China em 2019, com o 2º maior pico de novas infecções em 24 horas, a maioria identificada no Distrito Municipal de KamPfumo e nas cidades da Matola, Boane, Maxixe, Chimoio, Pemba e Beira.

O Ministério da Saúde (MISAU) registou mais quatro óbitos em pacientes infectados pelo novo coronavírus, todos na Cidade de Maputo. “Trata-se de dois pacientes do sexo feminino, 55 e 62 anos de idade e dois pacientes do sexo masculino, de 39 e 72 anos de idade. Todos são indivíduos de nacionalidade moçambicana e evoluíram para óbito após o agravamento do seu estado de saúde durante o período de internamento em unidades hospitalares na Cidade de Maputo. Dos quatro (4) óbitos hoje anunciados, dois óbitos foram declarados no dia 12/01/2021 e dois óbitos foram declarados no dia 13/01/2021”.

Moçambique passou a ter um cumulativo de 205 óbitos devido à covid-19, dos quais 166 registados na Cidade de Maputo. O jovem foi a décima vítima mortal na faixa etária dos 30 aos 39 anos, a adulta foi a 46ª falecida na faixa etária dos 50 aos 59 anos e entre os idosos o número de mortos chegou aos 110.

Depois do recorde de 897 casos positivos registados no dia 9 de Janeiro o país registou o segundo maior pico nas últimas 24 horas: 730 novos infectados, que elevaram para 23.726 casos o cumulativo de casos positivos registados desde Março de 2020.

“Todos os novos casos hoje reportados resultam de transmissão local”, indica o boletim epidemiológico do MISAU que discrimina que entre os novos doentes 713 são moçambicanos, quatro são sul-africanos, um é brasileiro, um é indiano, um é suíço e um é vietnamita.

O @Verdade descortinou que novamente o Distrito Municipal KamPfumo lidera com 311 novas infecções que aumentaram para 12.355 o total de casos positivos na Cidade de Maputo, onde estão em cuidados hospitalares 111 dos 140 doentes internados em Moçambique.

O Director do Serviço Nacional de Assistência Médica, Dr. Ussene Isse, afirmou que o Sector Privado esgotou nesta quarta-feira (13) as camas disponíveis para o internamente de infectados pela covid-19 e que o Centro de Isolamento da Polana Caniço tem uma ocupação de 90 por cento das camas instaladas.

Novos surtos nas cidades da Matola, Boane, Maxixe, Chimoio, Pemba e Beira

Entretanto as autoridades sanitárias identificaram novos surtos na Província de Maputo: 71 novos infectados na Cidade da Matola, 57 no Município de Boane, 46 no Distrito de Marracuene, oito no Distrito da Moamba, dois no Município da Namaacha e um no Distrito de Matutuíne.

Na Província de Inhambane foram detectados 39 novos doentes na Cidade da Maxixe, dez no Distrito de Govuro, nove na Cidade de Inhambane, seis no Distrito de Homoíne, cinco no Distrito de Morrumbene e quatro no Distrito da Massinga.

Na Província de Gaza o novo coronavírus propagou-se para o Distrito de Massagena, onde foram identificados os dois primeiros infectados, e 44 doentes foram diagnosticados na Cidade de Xai-Xai.

Eclodiram também novos surtos nas província de Manica, com 39 novos infectados na Cidade do Chimoio, Cabo Delgado, com 31 novos pacientes na Cidade de Pemba, Sofala, com 29 novos doentes na Cidade da Beira, Tete, com oito novos infectados na Cidade de Tete, Zambézia, com sete novos doentes na Cidade de Quelimane, e na Provícnia de Nampula, com um novo paciente na Cidade de Nampula.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!