Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Covid-19: Ano Novo com surtos em todas as províncias de Moçambique. Pandemia mata mais seis moçambicanos

Mueda-mercado

Moçambique iniciou o ano de 2022, o terceiro da pandema respiratória, com novos surtos em todas as províncias que elevaram para mais de 33 mil os casos activos da covid-19. Neste sábado(01) mais seis moçambicanos não resistiram ao novo coronavírus e pereceram, cinco deles eram jovens.

O Ministério da Saúde(MISAU) actualizou para 2.012 o cumulativo de vítimas mortais da pandemia em Moçambique com a notificação de seis óbitos de pacientes infectados pelos novo coronavírus, três são do sexo masculino e igual número do sexo feminino, três óbitos ocorreram na Cidade de Maputo, um na Província de Gaza, um na Província da Zambézia e um na Província de Cabo Delgado 01.

“Os seis pacientes tinham 20, 27, 27, 44, 50 e 65 anos de idade. Dois ocorreram hoje, dia 01/01/2022 e (04) ontem, dia 31/12/2021” refere o Boletim Epidemiológico do MISAU que indica estarem internados nos covidários 184 doentes na sequência de 41 internamentos registados no 1º dia do Ano Novo.

Entre o último dia de 2021 e o primeiro dia de 2022 testaram positivo para o SARS-CoV-2 mais 2.642 indivíduos, todos em resultado de transmissões locais e entre eles 2.609 moçambicanos, aumentando para 191.722 o cumulativo de casos positivos registados desde Março de 2020, dos quais 33.130 estão activos.

Na Cidade de Maputo os casos activos estão activos 8.226 casos com identificação de 295 novos infectados no Distrito Municipal de KamPfumo, 66 no Distrito Municipal de Kanlhamanculo, 51 no Distrito Municipal de Kamubukwana, 30 Distrito Municipal de Katembe , 24 no Distrito Municipal de Kamaxaqueni, 19 no Distrito Municipal de Kamavota e seis no Distrito Municipal de Kanyaka.

Pela Província de Maputo estão activos 7.319 casos após a detecção de 169 na Cidade da Matola, 37 no Município de Boane, 36 no Município da Namaacha, 13 no Município da Manhiça, 13 no Distrito de Matutuíne, dez no Distrito da Moamba, oito no Distrito de Marracuene e cinco no Distrito de Magude.

Na Província de Gaza foram diagnosticados 64 novos infectados no Município de Mandlakazi, 55 no Distrito do Bilene, 49 no Distrito de Limpopo, 41 no Município do Chókwè , 31 na Cidade de Xai-Xai, 29 no Distrito de Chigubo, 20 no Município do Chibuto, 13 no Distrito de Massangena, cinco no Distrito de Chongoene, três no Distrito de Guijá e três no Distrito de Mabalane.

Inhambane continua a ser terceira província com o maior número de casos activos, 3.791 indivíduos, após a identificação de 83 novos infectados no Município da Maxixe, 58 no Município da Massinga, 44 no Distrito de Homoíne, seis no Distrito de Morrumbene, 41 no Distrito de Inharrime, 24 no Distrito de Zavala, 20 no Distrito de Jangamo e 14 no Município de Vilankulo.

Na Província de Sofala eclodiram surtos com 269 novos infectados na Cidade da Beira, 31 no Distrito do Búzi, 30 no Distrito de Chemba, 19 no Distrito de Nhamatanda, 17 no Distrito de Machanga, 17 no Distrito de Maríngue, oito no Município de Gorongosa e um no Distrito de Caia.

Pela Província de Manica foram identificados 80 novos infectados no Distrito de Machaze, 49 na Cidade do Chimoio, dez no Distrito de Sussundenga, cinco no Distrito de Macate, cinco no Município de Bárue e quatro no Distrito de Guro.

Na Província de Tete foram diagnosticados 21 novos infetcados na Cidade de Tete, um no Distrito de Changara e um no Distrito de Angónia.

Pela Província da Zambézia surtos eclodiram com 43 novos infectados no Distrito de Nicoadala, 36 no Município de Milange, 28 na Cidade de Quelimane, 15 no Distrito de Pebane, 14 no Distrito de Molumbo, onze no Distrito de Mopeia, sete no Distrito de Namacurra, sete no Distrito do Ile, seis no Distrito de Chinde, cinco no Distrito de Luabo, cinco no Distrito de Lugela e um no Distrito de Gilé.

Na Província de Nampula foram detectados 122 novos infectados na Cidade de Nampula, 32 no Município de Malema, onze no Distrito de Monapo, nove no Distrito de Rapale, sete no Distrito Liupo, seis no Município de Ribáue, cinco no Município de Angoche, dois no Distrito de Mongincual, um no Município de Nacala-Porto e um no Distrito de Meconta.

Pela Província do Niassa foram identificados 80 novos infectados na Cidade de Lichinga, sete no Município de Cuamba e sete no Distrito do Mandimba.

Na Província de Cabo Delgado eclodiram surtos com 115 novos infectado na Cidade de Pemba, 23 no Distrito de Metuge, 13 no Município de Montepuez, dez no Município de Chiúre, oito na Ilha do Ibo, cinco no Distrito de Meluco, quatro no Distrito de Balama e três no Distrito de Mecufi.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!