Os moradores de alguns bairros da cidade de Nampula, tais como Namutequeliua, Piloto, Militar e Muhala-Expansão, estão apreensivos por causa dos constantes cortes no fornecimento da energia eléctrica. Há pelo menos cinco dias, incluindo o Dia da Família, que o problema ocorre.
Algumas pessoas estão a transferir os produtos comprados para as festas do Fim do Ano para as casas das suas famílias residentes noutras zonas da urbe como forma de evitar que apodreçam.Celestina Fabião, do bairro de Namutequeliua, disse que a população local preparou a quadra festiva com muita euforia, mas no dia 25 de Dezembro foi surpreendida com um apagão que durou seis horas.
Daí a situação tornou-se repetitiva. Até hoje, referia-se a esta sexta-feira (28), ninguém explicou o que se está a passar. “Estamos na escuridão. Acredito que o Fim do ano será a mesma coisa”.
Etelvina Sebastião, outra nossa entrevistada, pediu a quem é de direito (Electricidade de Moçambaque) para resolver o problema como forma de permitir que as famílias dos bairros afectados possam passar as festas do Fim do Ano condignamente.