Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Coreia do Sul e Venezuela vão instalar embaixadas em Moçambique

A Coreia do Sul, da Ásia, e Venezuela, da América do Sul, irão estabelecer as suas embaixadas em Moçambique, segundo foi dado a conhecer, esta quarta-feira (21), em Maputo, na altura em que o Presidente da República, Armando Guebuza, recebia cartas-credencias de novos embaixadores que irão iniciar as suas tarefas em Maputo, nomeadamente os altos-comissários da Alemanha, Philipp Schauer, da Áustria, Brigitte Oppinger-Walchshofer, da Jamaica, Norma Roberts, do Chile, José Zepeda, do Chipre, Petros Nacouzis e da República popular da Argélia, Mohamed Laabas.

O ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldimiro Baloi, disse que a Correia do Sul e a Venezuela “ambicionam manter relações de cooperação com Moçambique, principalmente, nos sectores sócio-económico e político”.

O governante recordou que o presidente da Coreia do Sul visitou recentemente Moçambique e na ocasião foram traçadas as linhas futuras de cooperação dos dois países. Elel apontou ainda que a cooperação com aquele país asiático vai ser fortificada nos domínios de energia, infra-estruturas, onde o foco vai ser a construção de estradas, no país.

“A presença dos novos embaixadores no país constitui uma alavanca para o desenvolvimento do país, visto que eles inteirar-se, de perto, sobre a realidade moçambicana,” declarou Baloi.

Relativamente, a Venezuela, disse, esperar-se o alargamento da cooperação no domínio do petróleo gás e petroquímica. O governante referiu que Moçambique tem uma forte cooperação com Argélia no sector financeiro, entretanto, a mesma deverá ser estendida para os sectores da educação, saúde, económica, ecologia, agricultura e transportes.

Sobre Alemanha, um dos países que financia o Orçamento do Estado, disse que o seu papel na cooperação com Moçambique está em apoiar as áreas de desenvolvimento rural e financeira, enquanto que o Chipre e a Jamaica as cooperações políticas é que são fortes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!