A Coreia do Norte testou mais um míssil, o sexto em três dias, revelou nesta quarta-feira a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Pyongyang lançou um míssil de curto alcance no Mar Amarelo, informou a Yonhap, citando uma fonte governamental não identificada. “As autoridades dos serviços de Inteligência estão acompanhando de perto a situação”, revelou a fonte, citada pela agência sul-coreana.
Na segunda-feira, a Coreia do Norte desafiou o mundo com um teste nuclear subterrâneo e o disparo de três mísseis, antes de lançar outros dois mísseis, na terça. Os mísseis testados são projéteis terra-mar de curto alcance, disparados da costa leste norte-coreana, com alcance limitado a 130 km. Nos últimos anos, o regime de Pyongyang tem realizado disparos de mísseis no Mar Amarelo e no Mar do Japão, geralmente em períodos de tensão.
Este sexto disparo ocorre no momento em que o Conselho de Segurança das Nações Unidas prepara uma resolução com novas sanções contra o regime comunista de Pyongyang. Em 5 de abril passado, os norte-coreanos lançaram um míssil de longo alcance, o Taepodong-2, que passou sobre o Japão em direção ao Pacífico, provocando indignação na comunidade internacional.
Segundo Pyongyang, o disparo envolveu um foguete Unha-2 (Taepodong-2), que colocou em órbita um satélite “Kwangmyongsong-2”, conforme os “projetos nacionais em matéria de desenvolvimento espacial”.