O Hospital Psiquiátrico São João de Deus de Nampula atendeu, em 2012, mais de 367 pessoas esquizofrénicas e que sofriam de epilepsia, maioritariamente jovens de 18 a 27 anos de idade que consumem excessivamente drogas, tais como álcool, soruma e haxixe. Os terapeutas mostram-se preocupados, apesar de considerarem que o problema tende a refrear.
O director daquela unidade sanitária, José Paulo, disse que, nos primeiros meses do ano em curso, foram atendidos mais de 60 pacientes padecendo de esquizofrenia, dos quais 27 encontram-se internados e os restantes recebem tratamento intensivo ambulatório devido à insuficiência de camas no hospital, uma vez que só tem capacidade para 50 doentes.
O Hospital Psiquiátrico São João de Deus de Nampula e o sector da Saúde estão a realizar campanhas de sensibilização nas comunidades no sentido de desencorajar os jovens a evitarem o consumo de drogas. Naquele hospital encontram-se internados pacientes das províncias de Nampula, da Zambézia, de Cabo Delgado e de Niassa.