Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conselho da ONU entrega pedido palestino ao comitê de revisão

O Conselho de Segurança da ONU concordou de forma unânime, esta quarta-feira, em entregar o pedido palestino para integrar a Organização das Nações Unidas a um comitê que o avaliará nas próximas semanas.

A comissão permanente sobre a admissão de novos membros ao órgão mundial é composta por todos os 15 membros do conselho. Normalmente, o período de revisão para uma candidatura de adesão é de no máximo 35 dias, mas diplomatas ocidentais disseram que esse limite pode ser aumentado e pode levar muito mais tempo para os palestinos.

O chefe da delegação palestina nas Nações Unidas, Riyad Mansour, recebeu bem a decisão. “Estamos gratos ao Conselho de Segurança por agir de forma decisiva e clara sobre nosso requerimento”, disse. “O processo está a seguir adiante passo a passo, e esperamos que o Conselho de Segurança assuma a sua responsabilidade e aprove o nosso requerimento.” Ele reiterou que os palestinos esperavam que o processo não demorasse muito.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse que quer a revisão concluída dentro de semanas. O comitê permanente fará sua primeira reunião na sexta-feira. Os Estados Unidos prometeram vetar o requerimento palestino, que precisa da aprovação do conselho a fim de passar para a Assembleia Geral da ONU para confirmação. Até agora, dizem os diplomatas ocidentais, os palestinos têm apenas seis votos garantidos para o seu lado.

Resoluções do Conselho de Segurança precisam de nove votos a favor e nenhum voto contra dos cinco membros permanentes para serem aprovadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!