Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conhecidos os candidatos para liderar ANC nos próximos anos

No segundo dia do Congresso do ANC, partido que governa a África do Sul, e depois da tentativa de atentado bombista abortada polícia neste domingo, os mais de 4.500 delegados prosseguiram os seus trabalhos nesta Segunda-feira(17) com as nomeações dos candidatos aos vários cargos de liderança do Partido.

Confirmou-se que o Kgalema Motlantle não vai mais concorrer ao cargo de Vice-Presidente mas sim vai disputar a Presidencia do partido com Jacob Zuma.

Entretanto a desistência de Motlantle, deixa Cyril Ramaphosa como favorito ao cargo de Vice-Presidente, que irá concorrer contra Mathews Phosa e Tokyo Sexwale.

Para o cargo de Secretário-Geral Fikile Mbalula, actual Ministro dos Desportos e Recreação e antigo Presidente da Liga Juvenil irá medir forças contra Gwede Mantashe. Gwede conta com o apoio de Zuma.

Outra mudança nas candidaturas foi de Thandi Modise, que é a vice-secretária geral incumbente e Governadora da Província de North West, que para manter o seu cargo, retirou a sua candidatura. Esta extratégia é vista como de apoio a Motlante e ela irá opor-se a Baleka Mbete no posto de Directora Nacional do ANC, deixando Jessie Duarte, aliada de Zuma, concorrer sem oposição ao cargo de vice-secretária geral.

Sexwale, desistiu de concorrer ao posto de tesoreiro geral para deixar o seu aliado Paul Mashatile degladiar-se com Zweli Mkize.

O posto de Vice-Presidente que irá determinar o candidato para as eleições de 2017 tudo indica será ganho pelo peso pesado do partido, Cyril Ramaphosa.

Eis a lista de candidaturas:

Presidencia – Jacob Zuma e Kgalema Motlantle;

Vice-Presidencia – Baleka Mbete (recusada), Kgalema Motlanthe (retirada), Tokyo Sexwale, Mathews Phosa, Cyril Ramaphosa;

Direcção Nacional – Ace Magashule (retirada), Baleka Mbete, Thandi Modise, Thenjiwe Mtintso (retirada);

Secretario-Geral – Gwede Mantashe e Fikile Mbalula;

Vice-Secretária Geral –  Jessie Duarte e Thandi Modise (retirada);

Tesoraria Geral –  Paul Mashatile, Zweli Mkhize e Tokyo Sexwale (retirada).

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!