Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conflitos tribais matam 58 pessoas na região de Darfur

Confrontos entre duas tribos árabes na conturbada região sudanesa de Darfur, no início desta semana, mataram 58 pessoas e deixaram outras 24 feridas, disse a agência de notícias estatal Suna, esta Quinta-feira (19).

A batalha envolveu as tribos Misseriya e Rizeigat e aconteceu na região de Jebara, na fronteira entre o Leste de Darfur e o Estado de Kordofan do Sul, disse a Suna depois da reunião com os líderes tribais e autoridades do governo no Leste de Darfur.

A agência não informou o que deu início à violência. As tribos em Darfur, uma vasta e árida região no Oeste do Sudão, e no Sul do país geralmente entram em confronto pelo direito à terra e à água.

Darfur é o palco duma rebelião de tribos não-árabes contra o governo árabe de Cartum, que eles acusam de marginalização política e económica.

Os rebeldes pegaram em armas em 2003 e, um ano depois, o governo enviou tropas e tribos árabes aliadas para aniquilar a insurgência.

Isso deflagrou uma onda de violência que, segundo as estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), já matou centenas de milhares de pessoas. O governo do Sudão diz que 10 mil pessoass morreram nos conflitos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!