Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comprometidas obras da 2.ª fase do projecto das areias pesadas de Moma

A recém-terminada greve geral dos trabalhadores do sector de Transportes Rodoviários de Mercadorias da África do Sul está a comprometer a conclusão das obras de montagem da segunda fase de expansão do projecto das areias pesadas de Moma, na província nortenha de Nampula.

A operacionalização desta fase estava inicialmente prevista para Dezembro de 2012, mas devido aos efeitos negativos da supra referida greve, o arranque deverá ocorrer depois de Janeiro de 2013, segundo Gareth Clifton, director residente da companhia australiana Kenmare, proprietária do projecto das areias pesadas de Moma, em Nampula.

Presentemente, os trabalhos da montagem desta fase estão concentrados na colocação da tubagem e equipamento eléctrico, segundo ainda Clifton, explicando que isto acontece depois da retoma da actividade de escoamento de tubos produzidos na África do Sul.

Negócio

Entretanto, as perspectivas de negócio, a curto prazo, do projecto das areias pesadas de Moma estão a ser afectadas pelos mercados “menos consumidores de matérias-primas” de produtos de titânio e de zircão devido à redução da actividade produtiva que se regista nos sectores de Habitação e da Construção a nível mundial.

O mercado actual do zircão é confrontado com reservas significativas dos produtores, que terão de escoar o produto antes de a produção estar de volta aos seus níveis anteriores caracterizados pelo excesso de reservas que vai continuar a criar alguma incerteza nos preços a curto prazo, de acordo ainda com Gareth Clifton.

A firma diz, entretanto, esperar aproveitar a esperada recuperação do mercado imobiliário dos Estados Unidos da América (EUA) e da China para obtenção de melhores rendimentos, cenário que irá acontecer na altura do arranque da segunda fase de expansão do projecto das areias pesadas de Moma. Para esta fase estão contratados cerca de 1330 trabalhadores

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts