Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Companhias indianas adquirem participações na área 1 da bacia do Rovuma

A companhia estatal indiana de hidrocarbonetos ONGC e a empresa Oil Índia chegaram a um acordo para a aquisição de 10 por cento das participações da Videocom na Área 1 na Bacia do Rovuma, norte de Moçambique, pela soma de 2,475 biliões de dólares.

Contudo, qualquer transacção carece da aprovação do governo moçambicano. A Área 1 cobre cerca de 10 milhões de hectares ao largo da costa da província de Cabo Delgado, onde a companhia norte-americana Anadarko é a operadora principal.

Nesta região, a Anadarko já descobriu entre 35 a 65 triliões de pés cúbicos de gás natural recuperável. A Anadarko, com 36,5 por cento das acções da Área 1, lidera um consórcio que inclui a Mitsui do Japão (20 por cento), BPRL Ventures da Índia (10 por cento) e PTT da Tailândia (8,5 por cento). Moçambique faz-se representar neste consórcio pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), detentora de 15 por cento das acções.

Actualmente, a Anadarko está a trabalhar em parceria com a sua congénere italiana ENI, que é a operadora da Área 4 para a construção de unidades de liquefacção de gás natural, que deverão estar operacionais ate finais de 2018. Na semana passada, o Presidente do Conselho de Administração da ENH, Nelson Ocuane, disse que o custo da instalação de unidades de liquefacção de gás natural poderá variar de 14 a 20 biliões de dólares, dependendo do seu número.

A Oil Índia disse que a unidade de liquefacção de gás natural “estará estrategicamente localizada para abastecer a Índia com gás natural liquefeito”, e que a “participação de ambas companhias vai facilitar o acesso ao crescente mercado de gás indiano, bem como complementar os esforços do país para garantir a sua segurança energética”. “Prevê-se que o investimento venha a estreitar os laços comerciais e culturais entre a Índia e Moçambique”, acrescentou.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!