A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) deverá adiar a publicação, prevista para esta segunda-feira, dos resultados provisórios das eleições presidenciais de 7 de Novembro na Guiné-Conakry, soube-se de fontes seguras em Conakry.
A ameaça do candidato Cellou Dalein Diallo de recusar o reconhecimento dos resultados alegando numerosas fraudes em Siguiri e Kouroussa, na Alta Guiné, bastião do seu adversário Alpha Condé, justificaria a eventualidade deste adiamento.
Cellou Dalein Diallou anunciou, domingo, à imprensa que escreveu ao Presidente de transição, o general Sékouba Konaté, e ao presidente da CENI, o general maliano Siaka Toumany Sangaré, para exprimir a sua recusa de reconhecer os resultados que serão proclamados.
Os resultados parciais publicados até agora indicam que os dois candidatos estão empatados. O presidente da CENI tinha prometido publicar o mais tardar esta segunda-feira, após acordo com o Tribunal Supremo, os resultados provisórios, retardados devido a numerosas reclamações dos dois candidatos.