Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comissão Eleitoral do Zimbabwe confirma reeleição de Mugabe

O presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi reeleito para mais um mandato de cinco anos, informou a Comissão Eleitoral neste sábado (3). “Mugabe, Robert Gabriel, do partido Zanu-PF é doravante o presidente eleito da República do Zimbabwe a partir de hoje”, disse a chefe da comissão, Rita Makarau, em coletiva de imprensa, apresentando o resultado da eleição de 31 de julho que foi acusada pelo principal rival de Mugabe de ser uma fraude.

Entretanto um comissário eleitoral renunciou, citando dúvidas sobre a integridade dos resultados que mostram uma grande vitória para o partido ZANU-PF do presidente Robert Mugabe. Mkhululi Nyathi disse que deixou a Comissão Eleitoral do Zimbabwe de nove membros (ZEC) por conta da forma como o órgão gerenciou a eleição presidencial e parlamentar realizada na quarta-feira.

O principal rival de Mugabe, o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, denunciou a eleição de 31 de julho como uma “grande farsa”, alegando fraude maciça pela ZANU-PF. O maior grupo de observadores nacionais do Zimbabwe também disse que as eleições foram “seriamente comprometidas”.

“Durante todo o processo retive alguma medida de esperança de que a integridade do processo pudesse ser recuperado ao longo do caminho, isso não era para ser”, Nyathi disse em sua carta de demissão vista pela Reuters no sábado.

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC) do candidato Tsvangirai disse na sexta-feira que poderia tomar as ruas para contestar a alegação da ZANU-PF de uma vitória esmagadora, feita menos de 24 horas depois de as urnas terem sido fechadas na quarta-feira.

Líder mais antigo da África, Mugabe, 89 anos, governa a ex-colônia britânica, então conhecido como Rodésia, desde a independência em 1980.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!