Inspirados no primeiro presidente de Moçambique, Samora Machel, começou este sábado, no Município da Matola, o 10º Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares. O majestoso estádio da Machava foi o local escolhido – numa tentiva de recordar abertura do 1º Festival em Janeiro de 1978 pelo então presidente Samora.
Porém, para além dos cerca de 1400 atletas que compõem as onze seleções provinciais e de pouco mais de um milhar de crianças das escolas do município, que vieram participar no espectáculo de ginástica, o presidente Armando Guebuza procedeu a abertura deste Festival com um estádio praticamente vazio.
A cerimónia começou com o desfile das onze seleções provinciais, que no relvado sintéctico receberam o hoyo hoyo da província de Maputo, a anfitriã. Depois a chama olímpica entrou no estádio, fez meia volta, saudou o chefe de estado na tribuna de honra e foi acender a pira olímpica do Estádio.
{youtube}Tys7ZQfTHGc{/youtube}
Depois de alguns números de dança e exibição de ginástica o Presidente da República procedeu a abertura oficial do festival apelando ao fair play dos atletas e juízes que nos próximos nove dias vão competir em andebol, ginástica, atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol e xadrez.
O chefe de estado moçambicano fez reconheceu também o esforço do município da Matola, e do seu Governo, na materialização deste festival numa altura em que o país, e o mundo, passam por um período de crise financeiras.
{youtube}jRpSlhIJW2Y{/youtube}
As provas desportivas começam na tarde deste sábado.