Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Combatentes houthi substituem guardas fora da casa de presidente do Iémen

Combatentes armados do poderoso movimento iemenita houthi montaram guarda nesta quarta-feira do lado de fora da residência particular do presidente do Iémen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, cuja casa normalmente é protegida por agentes da segurança presidencial, disseram testemunhas.

Postos de vigilância estavam vazios e não havia sinal da guarda presidencial no complexo, local de confrontos entre houthis e guardas na terça-feira, de acordo com as testemunhas. Os combatentes houthis estavam acompanhados por um veículo blindado.

Mohammed al-Bukhaiti, membro da liderança houthi, disse à Reuters: “O presidente Hadi ainda está em casa. Não tem problema, ele pode sair.”

Combatentes houthi enfrentaram guardas na residência de Hadi e invadiram seu palácio na terça-feira, ganhando terreno em sua busca por mais poder político, que tem enfraquecido a autoridade do Estado e lançou o país árabe em uma crise profunda.

Em discurso televisionado horas após a demonstração de força de seus combatentes na terça, o líder houthi, Abdel-Malek al-Houthi, alertou Hadi a implementar um acordo de divisão de poder fechado quando seus homens tomaram a capital do país, em setembro.

Hadi, aliado do Ocidente e defensor convicto dos ataques de drones dos Estados Unidos contra combatentes da Al Qaeda no Iêmen, tem diferenças com os houthis também sobre um projeto de Constituição que tem o objetivo de ajudar a acabar com décadas de conflito e pobreza.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!