Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Colômbia legaliza uso medicinal da “soruma”

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, assinou nesta terça-feira um decreto que legaliza o uso médico da cannabis sativa, vulgarmente conhecida em Moçambique por “soruma”, uma medida que segundo ele não enfraquece a luta do governo contra plantações ilícitas e tráfico de drogas.

O decreto permite o uso terapêutico da “soruma”, afirmou Santos. “Permitir o uso da “soruma” não vai contra os nossos compromissos internacionais para controlar as drogas ou contra a nossa política de lutar contra o tráfico”, afirmou Santos à imprensa após assinar o decreto.

Cultivar, distribuir e vender a droga leve continua ilegal. O país sul-americano suspendeu a pulverização de plantios ilícitos neste ano, citando preocupações com cancro por causa do herbicida.

A lei actual permite a posse de até 20 gramas de “soruma” ou 20 plantas para uso pessoal.

Um estudo recente mostrou que 11,5 por cento dos colombianos já usaram “soruma” pelo menos uma vez. O governo declarou que algumas empresas, incluindo estrangeiras, estão interessadas em produzir e vender “soruma”.

No entanto, não há planos para legalizar totalmente a “soruma” para uso recreativo ou venda comercial, ao contrário do Uruguai, que legalizou a droga em 2013.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!