Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Coliseu inclina-se, mas não vai cair, dizem as autoridades

O Coliseu de Roma pode estar a inclinar-se ligeiramente, mas a sua estabilidade não está em risco, disseram as autoridades, Terça-feira (31), ao anunciarem a primeira grande restauração em 73 anos no milenar anfiteatro.

Um jornal italiano noticiou, fim-de-semana, que o Coliseu, famoso por sediar sangrentas lutas entre gladiadores na época do Império Romano, está com o seu lado sul cerca de 40 cm abaixo do lado norte.

A imprensa local apelidou o problema de “efeito Torre de Pisa”. Mariarosaria Barbera, superintendente da área arqueológica de Roma, disse em entrevista colectiva que “não há problema com a estabilidade” do Coliseu.

“Estamos a falar duma estrutura cujas fundações estão 13 metros afundadas. As construções romanas não só resistem por séculos, resistem por milénios. Estamos a monitorar, mas não há um efeito Torre de Pisa.”

Ao anunciar as obras de 25 milhões de euros, que começam em Dezembro e vão até 2015, ela disse que o projecto foi adiado em três anos devido a problemas burocráticos.

A obra abrange a limpeza e restauração de todo o complexo, conhecido na época romana como Anfiteatro Flaviano.

A restauração será feita por etapas, para que o Coliseu não precise de fechar. “O monumento é tão grande que não haverá muito inconveniente para os visitantes”, disse Barbera.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!