A empresa de telefonia Tmcel – Moçambique Telecom reafirmou o seu compromisso com a solidariedade e a responsabilidade social ao promover, recentemente, na cidade de Maputo, uma campanha de doação de sangue. A acção visa ajudar a suprir as necessidades do Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade sanitária do País.
A iniciativa, que teve como lema “Ser Herói Não Exige Capa, Apenas um Braço Estendido”, serviu, igualmente, para consciencializar a sociedade sobre o papel de cada cidadão na preservação de vidas, reforçando o poder de pequenos gestos que geram grandes impactos na sociedade.
Num contexto em que o défice de sangue continua a desafiar as unidades sanitárias ao nível de todo o País, a campanha constitui um símbolo de união e esperança, incentivando os cidadãos a participarem na nobre missão de salvar vidas.
Na ocasião, Felícia Nhama, coordenadora de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Tmcel, referiu que, com esta iniciativa, a empresa espera apoiar o HCM na reposição do stock de sangue, dada a sua importância na realização de cirurgias de emergência, e não só.
“A empresa tem consciência da escassez deste líquido precioso nos hospitais, por isso, tem manifestado a máxima solidariedade, apoiando o banco de sangue com a realização desta campanha todos os anos. Esta é a primeira e está prevista a realização de mais duas campanhas ao longo do ano. Com esta acção, que tem sido tradição, a empresa procura incutir o espírito de cidadania e práticas socialmente responsáveis diante do seu público interno e tivemos uma aderência significativa, motivo para dizer que juntos ajudamos a salvar vidas”, comentou Felícia Nhama.
Por sua vez, Abílio Chaúque, enfermeiro-chefe e representante do Banco de Sangue do HCM, referiu-se à importância desta iniciativa, que vai ajudar o sector no aumento da capacidade de resposta daquela unidade sanitária, cuja demanda pelo sangue tem estado a aumentar nos últimos tempos.
“Esta iniciativa é oportuna e de grande importância, pois nos vai ajudar, de alguma forma, na reposição stock no nosso Banco de Sangue”, explicou Abílio Chaúque, apelando a uma maior adesão, por parte dos cidadãos, às campanhas de doação do precioso líquido.
Na qualidade de dador de sangue, Orlando Vuma, chefe do Departamento de Marketing da Tmcel, destacou a importância da iniciativa e a sua motivação para participar na campanha, que, para si, representa um gesto de cidadania e solidariedade capaz de salvar vidas.
“Doar sangue é um gesto nobre. Fiquei profundamente comovido e decidi contribuir como cidadão, ciente de que este simples gesto pode fazer a diferença e salvar vidas”, afirmou Orlando Vuma.
Por sua vez, Felisberto Macuácua, também dador regular há alguns anos, reforçou a relevância da campanha e a necessidade de ampliar este tipo de iniciativa. “É uma iniciativa de louvar. A empresa está de parabéns por promover estas acções internamente e felicito também o Banco de Sangue por se ter deslocado até aqui e sugiro que este movimento seja replicado noutras instituições, públicas e privadas, para que mais pessoas possam participar e ajudar a suprir essa necessidade vital”, apelou Felisberto Macuácua.