Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CNE propõe data para as 5ªs eleições Autárquicas

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai submeter hoje ao Conselho de Ministros a data das quintas eleições autárquicas que vão decorrer no segundo semestre de 2018.

A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo Porta-voz do órgão, Paulo Cuinica, momentos após a primeira sessão ordinária da CNE cujo objectivo era iniciar com as actividades que visam a preparação das autarquias do próximo ano.

“O que nós fizemos hoje aqui foi aprovar, por consenso, a data, que será submetida, se tudo correr bem, ainda hoje, ao Conselho de Ministros”, afirmou.

Segundo Cuinica, a CNE aprovou o plano de actividades para 2017, cujo enfoque reside na formação de membros para as próximas eleições autárquicas e na instalação das comissões provinciais e distritais, um processo que vai decorrer num prazo de 60 dias depois da marcação definitiva do escrutínio.

“Iremos trabalhar também na preparação dos instrumentos para a realização das eleições”, acrescentou o porta-voz da CNE.

Em relação ao processo de recenseamento, Cuinica disse que o período para este processo será, igualmente, anunciado depois de se conhecer a data definitiva da realização das eleições.

A CNE depende, também, dos dados do Instituto Nacional de Estatística para saber o número dos potenciais eleitores.

O porta-voz revelou que o próximo ciclo eleitoral moçambicano, que contempla as eleições gerais, agendadas para 2019, e autárquicas, está orçado em 900 milhões de meticais.

Refira-se que a Renamo, maior partido da oposição no país, garantiu que vai participar nas eleições autárquicas de 2018. Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, este partido não participou.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!