Os clubes de futebol da China pagaram mais por jogador do que qualquer outro país durante a janela de transferência de Janeiro, de acordo com dados do sistema de transferências da Fifa visto pelo jornal inglês Times. Embora por valores modestos o internacional moçambicano, Zainadine Jr também deixou o futebol europeu e rumou para a Ásia.
O defesa-central, de 27 anos de idade, jogador do Nacional da Madeira transferiu-se em finais do mês passado para o clube Tianjin Teda.
Entretanto, uma série de transferências de jogadores de ponta para a Superliga chinesa também levou o país para a terceira colocação na tabela de gastos totais, atrás apenas das potências Inglaterra e Espanha.
Mas a China irá ultrapassar a Espanha e ficar com o segundo lugar depois que mais 30 transferências forem processadas pelo sistema da Fifa, incluindo a ida de Jackson Martínez do Atlético de Madri para o Guangzhou Evergrande por 42 milhões de euros, na quarta-feira.
Tirando o acordo de Martínez, os clubes da primeira divisão chinesa gastaram 33 milhões de libras em 10 jogadores durante a janela de transferência – os clubes ingleses gastaram 120 milhões de libras com 115 jogadores, e os clubes espanhóis investiram 42 milhões de libras em 104 atletas.
Na China, a janela de transferência só se encerra no dia 26 de Fevereiro, por isso o nível de investimento de seus clubes provavelmente irá aumentar ainda mais.