Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Clima económico melhora em Agosto

Em Agosto de 2012, a confiança de empresários moçambicanos no clima económico voltou a melhorar pelo segundo mês consecutivo, depois de quedas registadas nos meses de Maio e Junho últimos.

Tal situação foi influenciada pelas expectativas futuras de aumento de emprego e da procura, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), realçando que, sectorialmente, a consolidação do clima económico em Agosto deveu-se à avaliação favorável nas actividades de produção industrial, alojamento e restauração, comércio e de outros serviços não financeiros que suplantaram a apreciação menos positiva registada nos sectores de construção e de transportes.

Entretanto, dados do Banco de Moçambique indicam que as reservas internacionais líquidas aumentaram em 267 milhões de dólares em Setembro de 2012, para um saldo de 2681,7 milhões de dólares, após um desgaste de 5,1 milhões de dólares no mês de Agosto.

A melhoria da posição das reservas internacionais reflectiu a entrada líquida de divisas a favor do Estado no valor de 175,7 milhões de dólares sob forma de imposto de mais-valias e ainda pelo desembolso de fundos de ajuda externa para programas diversos, sob forma de créditos e donativos, num montante total de 30,6 milhões de dólares.

No mês em análise, as intervenções do Banco de Moçambique no mercado cambial saldaram-se em compras líquidas de divisas no montante de 13,8 milhões de dólares norte-americanos.

Em termos de reservas internacionais brutas, o saldo provisório do mês de Setembro equivale a 5,5 meses de cobertura de importações de bens e serviços não factoriais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts