Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cineasta iraniano detido por preparar filmes sobre protestos

O cineasta iraniano Jafar Panahi foi detido em Teerão porque preparava um filme sobre as manifestações pós-eleitorais no Irão, uma iniciativa considerada “hostil ao regime”, informaram fontes da oposição. Premiado em vários festivais internacionais, Panahi, que apoia abertamente os questionamentos à reeleição do presidente Mahmud Admadinejad, foi preso na segunda-feira dentro de casa, em Teerão, ao lado da esposa, da filha e de 15 convidados, afirmou o filho do diretor, Panah.

“Panahi preparava com uma equipe dentro de casa um filme não autorizado sobre os incidentes pós-eleitorais quando foi detido”, afirma o site da oposição Rehesabz.net. Já o portal de notícias conservador Tabnak destaca que o “cineasta estava produzindo um filme hostil ao regime, com colaboradores, mas que a vigilância dos serviços secretos permitiu descobrir a iniciativa e ele foi detido”. Segundo o Tabnak, Jafar Panahi pretendia “exibir o filme no exterior”.

O procurador-geral de Teerã, Abas Khafari Dolatabadi, afirmou na terça-feira que o cineasta não foi detido por ser um artista ou por razões políticas. “Ele foi preso por ordem de um juiz por ter cometido um crime”, afirmou, sem revelar no entanto o “delito” atribuído ao diretor. Panahi estava proibido de sair do Irã desde que apoiou publicamente a oposição.

Jafar Panahi, 49 anos, antigo assistente de Abas Kiarostami, é um dos cineastas iranianos mais conhecidos no exterior. Ele recebeu o Leão de Ouro em Veneza no ano de 2000 por “O Círculo” e o Urso de Prata de Diretor em Berlim no ano de 2006 por “Fora do Jogo”. Também recebeu dois prêmios em Cannes: a Câmara de Ouro em 1995 por “O Balão Branco” e o Prêmio do Júri da Mostra ‘Um Certo Olhar’, em 2000, por “Crimson Gold”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!