Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cidade sede: Nelspruit

Cercada por algumas das reservas naturais mais espectaculares da África do Sul e pelo famoso Parque Nacional Kruger, Nelspruit oferece mais do que apenas um estádio de nível mundial. A cidade é a capital da província de Mpumalanga, que em siswati (uma das línguas oficiais do país) significa “lugar onde nasce o sol”. Com uma paisagem de montanhas a perder de vista, desde a “Janela de Deus” até as majestosas colinas verdes, contrastando com o azul dos rios no Blyde River Canyon, esse é definitivamente um lugar de onde o sol não gostaria de se ir embora.

Nelspruit fica situado no município de Mbombela, região que deixa no visitante a impressão de se estar numa espécie de “Jardim do Éden”, com árvores frutíferas e inúmeras cachoeiras caindo de altos precipícios.

O cenário é parecido em Kaapsehoop, onde cavalos selvagens vagueiam livremente. Alguns quilómetros a norte da pequena cidade de Middelburg, fica o vilarejo de Botshabelo, um verdadeiro museu a céu aberto da cultura ndebele, pertencente ao numeroso povo nguni. Presume- se que os ndebele tenham saído de Natal e chegado ao local por volta dos séculos XV e XVI para terem uma coexistência quase pacífica com outras tribos nguni.

Já a antiga cidade mineira de Pilgrims Rest parece ter sido esquecida pelo tempo, enquanto Komatipoort, também na região, fica no caminho de quem segue para Moçambique. Nelspruit serve como um bom ponto de partida para explorar o Parque Transnacional de Limpopo, que abrange o Parque Nacional Kruger (África do Sul), o Parque Nacional de Limpopo (Moçambique) e o Parque Nacional Gonarezhou (Zimbabwe). O Parque Nacional Kruger, na província de Mpumalanga, é um dos primeiros lugares que os turistas procuram quando chegam à África do Sul. A razão é simples: nele podem ser encontrados exemplares de alguns dos animais selvagens mais impressionantes do país. Uma das características da África do Sul é a diversidade de culturas, línguas e tradições.

No passado, porém, a política segregacionista do apartheid obrigava grupos étnicos que falassem idiomas diferentes a viverem isolados uns dos outros. A aldeia cultural Shangana é hoje lar da etnia shangaan, que fala o idioma isitsonga, uma das 11 línguas oficiais do país. Construído pelos próprios moradores, o povoado fica a meio caminho entre o desfiladeiro do rio Blyde, a norte, e o Parque Nacional Kruger, a sul. As pitorescas vilas localizam-se numa reserva de floresta e campos abertos, sob a sombra de árvores centenárias, e estão abertas todos os dias. Um agitado mercado popular, tipicamente africano, ocupa o centro da aldeia, onde os artesãos locais fabricam e vendem os seus produtos. De lá partem os passeios pela área, guiados por profissionais treinados.

Os tours também incluem o almoço e o Festival Nocturno no Chief’s Kraal, lar do chefe da aldeia. As cavernas de Sudwala são um destino imperdível na província de Mpumalanga. Elas ficam na cordilheira de Drakensberg, que divide a região de Highveld das planícies da província, e foram as primeiras no mundo a serem exploradas. Fazem parte do grupo Malmani de rochas dolomíticas pré-cambrianas, formado há mais de 3 biliões de anos, período em que a área estava coberta por mares internos de água quente. A cachoeira de Mac Mac é um dos símbolos da região de Nelspruit. Ainda pouco visitada, ela é certamente um dos pontos mais belos e interessantes do país.

De lá, é possível observar a delicada natureza sul-africana. Um dos detalhes imperdíveis das paisagens da África é a vegetação que cobre as montanhas. As melhores amostras do verde sul-africano estão no jardim botânico nacional de Lowveld, a principal atracção turística de Nelspruit, onde a tranquilidade sobressai. Localizado no coração da província, o jardim tem paisagens espectaculares e um belo rio que o cruza.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!