Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cidade e Distrito discutem desenvolvimento

Uma equipa, chefiada pelo Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, esteve, na última quinta-feira, na sede de Rapale, para discutir, junto do governo daquele distrito, as formas de implementação de um plano de requalificação dos assentamentos informais da cidade e distrito de Nampula.

Há, sensivelmente, dois anos que o Conselho Municipal da Cidade de Nampula vem preparando um plano de desenvolvimento, denominado “Nampula-2015” que prevê, entre várias coisas, a transferência de famílias que se encontram a viver em locais impróprios para a habitação. Na opinião das autoridades municipais, um projecto de tamanha envergadura só pode ter os sucessos desejados se contar com o envolvimento da população e do governo do distrito de Nampula-Rapale.

O distrito de Nampula – Rapale, circunda o território autárquico da cidade de Nampula e boa parte da população que vive no municipio desenvolve as suas actividades económicas na zona de Rapale, havendo, de acordo com o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Castro Namuaca, necessidade de os dois governos discutirem as melhores formas de implementação daquilo que ele apelidou de “visão do futuro”.

Na verdade, será a primeira vez, na história de Moçambique, que um muncipio vai implementar um programa de desenvolvimento que abranja regiões fora do território municipal, disse Castro Namuaca para depois acrescentar, por isso queria pedir para que os nossos colegas de Nampula – Rapale se envolvessem neste programa para que as populações possam colher os frutos nos próximos anos.

Para o Administrador do distrito de Nampula-Rapale, Abdul Ishaca Baraca, a parceria entre as populações de Nampula-Rapale e as da Cidade de Nampula –é bastante antiga, só que ela –é feita de forma informal e o que vai acontecer agora constituirá, numa espécie de formalização.

O plano de requalificação dos assentamentos informais ora em estudo, –é avaliado em 860.000 dólares americanos, cerca metade dos quais disponibilizados pela organização não-governamental “Cities Aliance” e visa, essencialmente, criar capacidade técnica para assegurar um planeamento e gestão dos assentamentos humanos, eliminação gradual dos assentamentos informais, bem como o estabelecimento de directrizes de desenvolvimento harmonioso da cidade e distrito de Nampula.

Para o efeito, estão previstas, entre varias actividades, a elaboração de um plano global de requalificação dos assentamentos informais e uma estratégia de desenvolvimento da cidade e distrito de Nampula.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!