Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cidadão Queniano detido em Nampula

Pelo menos cinquenta e um reclusos que se encontravam encarcerados na cadeia civil distrital de Nampula-Rapale, província de Nampula, parte dos quais considerados perigosos cadastrados que, por consequência, cumpriam penas que variam entre um a cinco anos de prisão, evadiram-se das celas na noite da ultima terça feira.

No entanto, segundo o porta-voz do comando provincial da Policia da República de Moçambique, em Nampula, Orlando Mutumane, até ao meio da tarde de terça-feira apenas cinco do total dos evadidos haviam sido reconduzidos aos calabouços, como fruto de uma acção policial desencadeada com vista à sua neutralização. Na altura da fuga, a Cadeia Civil Rapale contava com um universo de cinquenta e oito reclusos, dos quais apenas sete haviam permanecido nas respectivas celas, distanciando- se, portanto, da decisão da maioria de conseguir a liberdade por meios fraudulentos.

A nossa fonte precisou que a evasão ocorreu cerca das 19 horas da terça feira, numa altura em que a vila de Rapale, sede do distrito de Nampula, tal como as regiões circunvizinhas, registava uma chuva intensa acompanhada de trovoada fenómeno que se prolongou até ao meio da noite, facto que foi aproveitado pelos reclusos para, através dos sanitários, perfurarem a parede e atingirem o exterior daquela unidade prisional sem que ninguém os detectasse.

Orlando Mudumela precisou que, após ter sido notificada da fuga dos reclusos da cadeia civil de Rapale, o comando provincial da PRM accionou um alerta a todos os comandos distritais da corporação no sentido de conseguir a recaptura dos 46 foragidos, até este momento. As forças da lei e ordem não descuram da possibilidade de desencadearem outras diligências no sentido de recapturar os foragidos envolvidos na prática de homicídios, furtos e ofensas físicas qualificadas, entre outros delitos, cuja moldura penal ultrapassa os cinco anos de detenção.

Esta fuga num recinto prisional é a maior registada nos últimos dez anos na província de Nampula, que, entretanto, não supera a que ocorreu no início da década de noventa na cadeia civil de Nampula, orquestrada pelo famigerado criminoso John Sebastião, em que se evadiram das celas pouco mais de cem reclusos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!