Um indivíduo que responde pelo nome de Carlos Assane foi surpreendido na província de Cabo Delgado na posse de 77 bilhetes e identidade e 16 certidões de nascimento supostamente emitidos em Memba, Mossuril e Nacala-Velha (Nampula).
Consta que dos pelo menos 40 bilhetes foram emitidos em Memba e os restantes em Mossuril e Nacala-Velha, pelos respectivos Serviços Distritais de Identificação Civil. Nestes dois últimos distritos foram igualmente emitidos os certidões de nascimento.
O indiciado não esclareceu de que forma obteve tantos documentos num país onde milhares de cidadãos não os têm devido à incapacidade de emissão pelos serviços de identificação civil, nem indicou quem são as pessoas envolvidas no esquema.
Todavia, por conta desta situação, que, de longe, sugere haver esquemas fraudulentos de emissão de tais documentos, os directores distritais dos Serviços de Identificação Civil de Memba, Mossuril e Nacala-a-Velha e Memba estão a ser investigados Polícia de Investigação Criminal (PIC) e respondem a processos disciplinares.