Um cidadão de nacionalidade congolesa está há dias privado de liberdade na cidade de Nampula, sob a acusação de tentar contrabandear 10 quilogramas de turmalina escondidos na viatura em que se fazia transportar.
Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM), o indivíduo foi interpelado na via pública por uma força que se encontrava a fazer uma fiscalização de rotina.
Zacarias Nacute, porta-voz da PRM em Nampula, disse a jornalistas que, par além da confiscação da pedra preciosa destinada ao fabrico de jóias, as autoridades da Lei e Ordem recuperaram 127 mil meticais que tinham sido roubados por um outro grupo de malfeitores naquela parcela do país.
Na mesma província, concretamente em Nacala-a-Velha, um cidadão foi assassinando, na semana finda, por supostos meliantes que invadiram uma quinta por si guarnecida.
O grupo ora foragido, de acordo Zacarias Nacute, estava munido de armas brancas, dos quais facas e catanas, e apoderou-se de pelo menos nove cabritos, para além de dois que foram abatidos e abandonados no local do crime.