O ciclista espanhol Alberto Contador vai perder um dos seus três títulos do Tour de France após receber uma suspensão de dois anos do Tribunal Arbitral do Desporto, esta segunda-feira, por ter sido apanhado num exame antidoping durante a prova de 2010. Contador, vencedor da Volta da França em 2007, 2009 e 2010, acusou positivo pelo uso do agente anabólico clenbuterol.
Contador também deve perder o título do Giro d’Italia e todas as outras vitórias que obteve na temporada passada. O título do espanhol no Tour será dado a Andy Schleck, de Luxemburgo, com o russo Denis Menchov passando para o segundo lugar e o britânico Bradley Wiggins subindo ao pódio. O italiano Michele Scarponi ficará com o título do Giro de 2011.
“Alberto Contador está suspenso pelo período de dois anos de inegibilidade começando retroativamente em 25 de janeiro de 2011, menos o período da suspensão provisória que ele cumpriu em 2010-2011 (5 meses e 19 dias)”, disse o tribunal em comunicado.
“A suspensão termina a 5 de agosto de 2012.” A punição significa que Contador, de 29 anos, que tinha ameaçado encerrar sua carreira se fosse condenado, vai perder os Jogos Olímpicos de Londres e o Tour de France deste ano.
“Ao rejeitar o argumento da defesa, em particular que a presença de clenbuterol na amostra de urina de Contador era proveniente do consumo de carne contaminada, a decisão de hoje confirma a posição da UCI”, disse a União Ciclística Internacional (UCI), que tinha recorrido ao tribunal contra a decisão da federação espanhola de não sancionar Contador, em comunicado.
A corte disse que não acreditou no argumento de Contador sobre o consumo de carne contaminada. “Ao contrário de outros países, notadamente fora da Europa, a Espanha não é conhecida por ter problemas de contaminação por clenbuterol na carne”, disse a corte.