Um número não especificado de campas num dos cemitérios comunitários de Nthotha, no bairro de Mutauanha, arredores da cidade de Nampula, ficou destruído em consequência das chuvas intensas que se fazem sentir um pouco por todo o país, e em Nampula em particular. A situação registou-se no último domingo (15), e trouxe à superfície ossos dos restos mortais que ali jaziam.
Os familiares dos finados enterrados no local dizem terem sido colhidos de surpresa. Eles afirmam que, devido à intensidade das chuvas e o facto de os ossos se terem espalhado, será difícil identificar as ossadas dos seus entes queridos.
Os mesmos apontam a falta de muro de vedação como uma das principais causas que ditaram o arrastamento das campas. Rafael Armando, residente nas imediações do cemitério em alusão, disse que alguns sepulcros abriram-se e a corrente das águas arrastou as ossadas.
De acordo com o nosso entrevistado, os vizinhos daquele cemitério são obrigados a passar as suas refeições no interior das suas residências, em virtude do cheiro nauseabundo que se faz sentir nas imediações.