Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chuva volta a fazer estragos em Nampula

Um número não especificado de casas ruiu em consequência da chuvas que tem vindo a cair um pouco toda a região norte de Moçambique, desde a segunda semana do mês de Março, e várias famílias ficaram sem abrigo, sobretudo na cidade capital, onde os bairros de Natikiri, Murrapaniua, Muatala, Napipine, Muahivire e Namicopo foram os mais assolados.

A casas afectadas são de construção precária com base em blocos de adobe, bambos e coberta de capim. O @Verdade efectuou uma ronda pelos bairros em alusão, tendo constatado que várias famílias vivem um dramática. Algumas habitações foram parcialmente deitadas a abaixo pela força das águas e há gente que não recuperou nada.

Nampula é uma das regiões do país onde os estragos em caso de chuva são enormes devido ao deficientes saneamento do meio e falta de planos de ordenamento territorial em muitos bairros. Em Natikiri, uma cidadã identificada pelo nome de Manuela Ambrósio, de 36 anos de idade, e mãe de quatro filhos, disse que a sua casa desabou na semana finda.

A nossa entrevistada, que vive num padeço de paredes que sobraram da sua residência, disse que não dispõe de meios para reerguer a moradia porque é desempregada e até para comer tem sido um problema, porque o seu negócio não rende nada.

“Não sei o que fazer com quatro filhos e sem casa. Estou embaraçada. Ouvi dizer que teremos ajuda do governo, mas não posso confiar tanto nisso porque não sou a única pessoa assolada”, lamentou Manuela, uma das diversas pessoas entrevistadas e cujas queixas são as mesmas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!