Pelo menos três pessoas morreram, 51 casas foram destruíram e outras 70 estão alagadas em consequência da chuva intensa que fustigou esta segunda-feira (26) a cidade de Tete.
A precipitação, acompanhada de ventos fortes e trovoadas, atingiu 258,3 milímetros, segundo a Televisão de Moçambique (TVM).
O órgão disse ainda que que dois mortos foram achados num riacho no bairro Mateus Sansão Muthemba. As vítimas, cujos corpos foram reconhecidos pelas respectivas famílias, tinham 24 e 35 anos, respectivamente.
O terceiro óbito aconteceu no bairro Samora Machel e o cadáver foi encontrado numa vala de drenagem. Supõe-se que o malogrado morreu a tentar atravessar o referido canal.
Algumas famílias afectadas estão com as mãos à cabeça por desespero, outras fazem contas à vida e outras ainda não têm eira nem beira e aguardam pela ajuda do Governo, por parte do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).
O INGC disse que informações disponibilizadas pelo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) indicam que a chuva continuará a cair, de acordo com a TVM. A população deve tomar precauções tais como abandonar de imediato as zonas baixas.