Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chuva forte voltará cair nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Tete e Zambézia

As chuvas fortes estão de regresso às regiões Centro e Norte de Moçambique, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) os aguaceiros que começaram a cair ontem deverão intensificar-se (mais de 75 milímetros de precipitação em 24 horas) e virão acompanhados de trovoadas a partir da tarde desta quarta-feira(27) até quinta-feira(28) nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Tete e Zambézia.

As autoridades de emergência recomendam a população que reside em zonas baixas e ribeirinhas, propensas à inundações, para a observância de medidas de precaução, evitar a travessia do leito dos rios, devido a corrente de água, e também apelam a cuidados redobrados devido a descargas atmosféricas, que desde 1 de Outubro de 2015 já causaram mais de duas dezenas de óbitos.

Se o leitor estiver num campo aberto não caminhe durante uma tempestade pois irá ser um alvo fácil dos raios. As árvores isoladas também não são recomendáveis, e é preciso evitar o contacto com objectos metálicos e lugares com água. Na falta de um abrigo seguro é recomendável deitar-se no chão ou agachar-se para que o seu corpo não seja o ponto mais alto na área.

Caso o leitor esteja numa zona urbana, durante estas chuvas com trovoadas, tenha o cuidado de não usar as torneiras ou chuveiros, afaste-se das tomadas eléctricas e não use o telemóvel, pois são condutores e podem originar um choque eléctrico. Se estiver a conduzir não saia da viatura, pois os carros modernos estão preparados para repelir os raios, porém tenha cuidado em não segurar as partes metálicas.

De acordo com o INAM os locais onde a chuva forte com trovoada irá fazer-se sentir são: distritos Mandimba, Metarica, Cuamba e Mecanhelas(na província de Niassa); os distritos Montepuez, Balama, Ancuabe, Chiúre, Meluco, Metuge, Mecúfi e Cidade de Pemba(na província de Cabo Delgado); distritos de Malema, Lalaua, Ribaué, Murrupula, Muecate, Nacarroa e Monapo(na província de Nampula); os distrito de Zumbo, Mágoe, Marávia, Cahora Bassa Chifunde, Macanga, Angónia, Chiúta, Tsangano, Mutarara, Changara , Moatize e Cidade de Tete(na província de Tete); e ainda os distritos de Milange, Morrumbala, Gurùé, Namarrói, Lugela, Mocuba, Alto-Molòcuè, Ile e Gilé (na província da Zambézia).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!