Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Chissano no painel sobre mudanças climáticas

O antigo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, foi indicado membro de um painel de alto nível encarregue de lidar com questões relacionadas com mudanças climáticas no mundo.

A criação do painel, que vai lidar com assuntos sobre a produção, prestação dos serviços e previsão climática, entre outros, ocorreu na terceira conferência sobre o clima, realizada em Setembro de 2009. Um comunicado de imprensa da Organização Mundial de Meteorologia (WMO), recebido pela AIM, refere que este grupo de trabalho vai publicar o seu relatório antes do congresso mundial sobre a meteorologia, a ter lugar em Maio de 2011. Além de Chissano, fazem parte do painel outras figuras de renome internacional, como o antigo Presidente chileno, Ricardo Lagos.

Lagos foi Enviado Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas desde Maio de 2007. A indicação de Chissano, que ocorreu em finais de Fevereiro último, em Genebra, Suiça, sede da Organização Mundial de Meteorologia, mostra a grande preocupação com que a humanidade tem vindo a encarar a problemática das mudanças climáticas em várias partes do mundo, incluindo Moçambique, de acordo com um comunicado de imprensa da Organização Mundial de Meteorologia.

O painel é co-presidido por Jan Egeland, da Noruega, e Mahmoud Abu- Zeid, do Egipto, figuras com muita experiência em questões internacionais. Egeland é director executivo do Instituto norueguês dos Assuntos Internacionais e professor associado na Universidade de Stavanger, a norte daquele país nórdico. Ele desempenhou funções de Secretário-Adjunto das Nações Unidas para Assuntos Humanitários e Coordenador de Programas de Alívio de Emergência, entre Junho de 2003 a Dezembro de 2006.

O egípcio Abu-Zeid é especialista em Gestão de Agua e entre 1997 a 2009 foi Ministro dos Recursos Hídricos e Irrigação. Antes de ocupar aquele posto, Abu-Zeid foi presidente do Centro de Investigação de Água no Egípto.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *