Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

“Cheneso”, primeiro evento climático extremo da época chuvosa 2022/2023 em Moçambique

cheneso-2401

O Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) alerta que a Tempestade Tropical Moderada “Cheneso”, o primeiro evento climático extremo da época chuvosa 2022/2023 em Moçambique, encontra-se na região central do Canal de Moçambique desde a tarde de segunda-feira(23) e desloca-se para o sudoeste a uma velocidade de 4 quilómetros por hora, podendo evoluir nas próximas horas para a categoria de Tempestade Tropical Severa. Os efeitos do sistema já se fazem sentir ao longo dos distritos costeiros das províncias de Nampula e Zambézia onde poderão ocorrer ventos fortes, até 100 quilómetros por hora e rajadas até 130 quilómetros por hora, que poderão agitar o mar e gerar ondas com alturas até 10 metros entre os paralelos 14 e 22 graus sul com chuvas fortes a muito fortes (mais de 200 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas.

Entretanto o INAM prevê para esta quarta-feira(25), 280º dia em Emergência de Saúde Pública em Moçambique céu geralmente muito nublado nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula com trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes; Vento de noroeste a sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas ao longo da faixa costeira.

Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala está previsto céu pouco nublado com períodos de muito nublado; Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes. Vento de noroeste a sudoeste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado temporariamente muito nublado; Possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas locais; Vento de sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *