O Chelsea tinha tudo para sair vitorioso do confronto diante do Birmigham, mas pecou novamente nas finalizações e decepcionou os já desgastados adeptos em Stamford Bridge.
A equipe da casa empatou apenas por 1 a 1 com o clube da Segunda Divisão Inglesa e agora precisará de fazer valer o seu favoritismo no jogo de volta para não ser eliminado precocemente da taça da Inglaterra.
Desconcentrado no início da partida, o Chelsea acabou por dar espaços para que o Birmigham crescesse no jogo.
Sem conseguir encaixar nenhuma jogada com qualidade, a equipe da casa acabou por ser surpreendida aos 20 minutos da primeira parte, quando David Murphy aproveitou a indecisão da zaga para vencer o guarda-redes Peter Cech e inaugurar o placar em Stamford Bridge.
Entretanto, o revés no duelo acordou a equipe de André Villas-Boas, que passou a atacar e pressionar o seu adversário no restante da primeira etapa.
As seguidas investidas surtiram efeito aos 23 minutos, depois de o Ramires ter sido tocado dentro da área, caracterizando uma penalidade máxima para os Blues.
No entanto, Juan Mata desperdiçou a cobrança e irritou o torcedor que lotou o estádio para acompanhar a partida.
Além de defender o pênalti cobrado pelo espanhol, o guarda-redes Colin Doyle ainda praticou duas boas defesas nos 45 minutos iniciais.
O arqueiro conseguiu espalmar para longe uma falta cobrada por David Luiz e diminuiu o ângulo de Daniel Sturridge em outra boa chegada dos anfitriões.
Apesar da pressão exercida, o Chelsea não voltou bem para a segunda parte do jogo e pecou muito na criação das jogadas.
Entretanto, a equipa contou com um lapso na defesa Birmigham para igualar o marcador no seu pior momento no jogo. O responsável pelo golo foi o atacante Daniel Sturridge, que recebeu um cruzamento primoroso de Ivanovic e não desperdiçou a chance dessa vez.
No restante do confronto, as duas equipas tiveram chances de marcar o golo que decretaria a vitória no duelo, mas as conclusões não conseguiram levar perigo a nenhum dos guarda-redes.
Arsenal eliminado
A fase do Arsenal não é mesmo boa. Depois de perder de 4 a 0 para o AC Milan, pelos oitavos de final da liga dos campeões europeus em futebol, os Gunners foram eliminados, este Sábado, da taça da Inglaterra pelo Sunderland, nono colocado do Campeonato Inglês, ao serem derrotados por 2 a 0.
O confronto foi realizado em Sunderland. O placar foi aberto aos 40 minutos da primeira etapa. Depois duma cobrança de falta na área do Arsenal, a bola sobrou livre para Richardson, que bateu forte no canto esquerdo do guarda-redes.
Na segunda etapa, Chamberlain marcou contra, aos 32 minutos, e ampliou a vantagem do Sunderland. Os Gunners, que já haviam Coquelin por Squillaci na primeira parte, por conta duma lesão, ainda colocaram Walcott no lugar do próprio Squillaci e Rosicky no lugar de Ramsey.
Mesmo assim, as alterações surtiram pouco efeito e o Sunderland saiu classificado. Aos Gunners, resta agora tentar reverter, na segunda partida, a vantagem do AC Milan na Champions, e manter-se na zona de classificação para a Liga Europa na Premier League.
O Arsenal está no quarto, dez pontos atrás do terceiro colocado.