Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

 
ADVERTISEMENT

Cheias em Moçambique: chuva dá trégua; estrada entre os distritos de Mecufi e Chiure interrompida

Cheias em Moçambique: chuva dá trégua; estrada entre os distritos de Mecufi e Chiure interrompida

A chuva déu tréguas, nas últimas 24 horas em Moçambique com o registo de apenas “chuvas fracas e dispersas” contudo, segundo a Direcção Nacional de Águas, na bacia hidrográfica do Licungo, não obstante, registar-se redução do volume de escoamentos, prevalece o cenário de inundações. A bacia do Zambeze, no Baixo Zambeze, continua a registar volume alto de escoamentos, mantendo-se acima do alerta.

Na região Norte, a bacia do Messalo em Miangaleua, continua a registar subida de níveis hidrométicos, mantendo-se acima do nível de alerta, devido a contribuição do escoamento dos tributários Muirite e Hombe, como consequência, a aldeia de Miangaleua, Bairro Maputo e campos agrícolas ribeirinhos encontram-se inundados.

A bacia do Megaruma, regista elevado volume de escoamentos. A ligação rodoviária entre os distritos de Mecufi e Chiure encontra-se interrompida desde esta quarta-feira e as aldeias de Milapane, Natuco, Nimando e campos agrícolas ribeirinhos encontram-se inundados como consequência da subida dos níveis hidrométricos.

As bacias do Lúrio e Montepuêz em Mecuia e sub-bacia de Lugenda continuam a registar volumes elevados de escoamentos, entretanto, os níveis hidrométricos mantêm-se abaixo do nível de alerta. As restantes bacias hidrográficas do País, registam níveis oscilatórios com tendência a baixar, situando-se abaixo do alerta.

De acordo com as previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente, a Direcção Nacional de Águas recomenda as populações vivendo em zonas propensas à inundações ao longo das bacias do Licungo, Zambéze, Lúrio, Megaruma e na sub-bacia do Lugenda para evitar a travessia do leito dos rios, particularmente, para a bacia do Licungo nos distritos da Maganja da Costa e Namacurra e bacia do Messalo nos distritos de Muidumbe e Macomia.

Apelamos aos nossos leitores, que estejam nas províncias do centro e norte que nos reportem os problemas causados pelas chuvas e ventos fortes que presenciarem: Whatsapp 843998634 (texto, foto ou vídeo) Email averdademz@gmail.com (texto, foto ou vídeo).

SEGUE AQUI A NOSSA COBERTURA DA ÉPOCA CHUVOSA EM TEMPO REAL

{jumi [*49]}

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!