Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chávez passa bem depois da cirurgia, diz o governo venezuelano

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está em boas condições físicas depois de uma nova cirurgia na qual uma lesão foi completamente retirada da região pélvica, onde ele já havia combatido um câncer, afirmou o governo, esta Terça-feira.

O vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, garantiu que Chávez começará um tratamento de recuperação e acrescentou que nas próximas horas serão analisados os tecidos que foram removidos para determinar os passos seguintes.

O próprio mandatário advertiu, semana passada, que havia altas possibilidades de que a nova lesão fosse cancerígena e que poderia ter que fazer quimioterapia e radioterapia.

“A operação aconteceu conforme o previsto, obtendo um resultado satisfatório, depois do qual programou-se um plano de recuperação a cumprir nos próximos dias. O presidente Chávez está em boa condição física”, afirmou Jaua em comunicado.

“Foi realizada a extracção total da lesão pélvica diagnosticada, retirando também o tecido circundante. Não houve complicações relacionadas com os órgãos locais. O pós-operatório imediato tem sido estável clinicamente sem complicações sistémicas. Ele recupera-se adequadamente”, afirmou Jaua durante o evento na Assembleia Nacional.

Chávez, de 57 anos, voltou a Havana, semana passada, para mais uma cirurgia, depois de reiteradas as afirmações de que estava curado depois de dois procedimentos realizados, ano passado.

Isso alimentou dúvidas com relação à sua capacidade de fazer campanha para a reeleição em Outubro, ou de governar, caso vença.

Uma fonte médica próxima à equipe que o tratou em Caracas disse que a cirurgia durou 90 minutos. O governo Chávez respondeu às críticas sobre o sigilo cercando o seu estado de saúde nomeando, semana passada, a ministra da Saúde, Eugenia Sader, como sua porta-voz para o assunto.

Antes de viajar, Sexta-feira, Chávez disse que precisaria de fazer uma cirurgia para retirar uma lesão provavelmente maligna na pélvis, onde um grande tumor canceroso foi removido em Junho.

O estado de saúde de Chávez pode atrapalhar a sua campanha pela reeleição, em que normalmente ele percorreria o país sul-americano até a votação de 7 de Outubro, quando disputará com o candidato da oposição Henrique Capriles, um governador de 39 anos.

Antes do anúncio de que precisaria de ser operado novamente, as pesquisas de opinião mostravam os venezuelanos divididos, com um terço pró-Chávez, um terço pró-oposição e um terço indeciso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts